quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Cruz de Cristo: 'Caminho de luz, caminho de ressurreição'

A Cruz de Cristo é sinal do amor maior de Deus para conosco. Diante dela podemos ver como o Pai amou tanto o mundo, a ponto de mandar Seu Filho não para condenar o mundo, mas para salvá-lo.
 ‘Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna’. (Jo 3,16)
 Nesta quarta-feira (14), a Palavra de Deus nos mostrou que nós podemos contemplar a cruz de Cristo na certeza da salvação. O Cristo esvaziou-se de si mesmo, para fazer transbordar em nós seu amor e sua misericórdia. Viver no Cristo é ter a certeza da vida, é nascer de novo, é ser salvo por Ele.
No diálogo de Jesus com Nicodemos nós vemos, no Evangelho de São João (3, 13-17), que Cristo compara Sua crucifixão com a serpente levantada no deserto sobre uma haste, por Moisés.
Os israelitas, ao atravessar o deserto, rumo à Terra Prometida, eram picados por serpentes venenosas. E protestavam contra Deus por tê-los tirado do Egito e tê-los conduzido por aquele deserto marcado por tantos obstáculos.
 Moisés, então, ergueu esta haste, como uma serpente do deserto, para que aqueles que fossem picados por elas pudessem ser salvos ao olhar esse objeto. Assim também, diz Jesus no Evangelho, é necessário que o Filho do Homem seja levantado para que todos os que n'Ele crerem tenham a vida eterna.
 O caminho da cruz, também, se torna um caminho de luz, caminho de ressurreição. Quem quer seguir Jesus, precisa negar a si mesmo, pegar a sua cruz do dia a dia e segui-Lo.
 O discípulo de Cristo precisa segui-Lo em todas as circunstâncias, não só nos momentos alegres, mas também nos de dificuldade. Precisamos assumir a nossa cruz e seguir Jesus oferecendo nosso sofrimento, em união com a cruz d'Ele.
 O Missionário Redentorista, padre Alberto Pasquoto presidiu a Celebração Eucarística das 9h no Altar Central do Santuário Nacional.  Em sua homilia, padre Alberto ressaltou que olhando a cruz nós vemos o Filho de Deus, que veio ao mundo para nos salvar.  

“Jesus assumiu livremente a cruz. Ele mesmo nos disse que prova de amor maior não há do que dar a sua vida por nós. Esta é uma resposta de amor. Assim, Jesus ama a humanidade”, afirmou.

“Existem muitas lições na Cruz. Uma delas é a solidariedade de Deus para com seus filhos. Ele sabe de nossas dores e de nossos sofrimentos e Ele convida você a carregar a sua cruz. O Evangelista São Paulo nos diz que nós completamos em nossa carne o que faltou à paixão de Jesus. Vamos nos unir a Jesus Cristo para a nossa salvação”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário